quarta-feira, março 17, 2010

Construção: cem mil empregos em risco

Milhares de PME do sector estão a fechar devido a quebra no segmento residencial.

O Sindicato da Construção de Portugal diz que estão em risco 100 mil empregos na construção residencial, devido ao encerramento de inúmeras pequenas e médias empresas (PME) do sector.

«Todos os dias estão a desaparecer muitas pequenas e médias empresas do sector da construção residencial. Já milhares de trabalhadores perderam o emprego e a situação vai agravar-se muito mais, há mais 100 mil postos de trabalho em risco no curto e médio prazo», afirmou o presidente do sindicato, Albano Ribeiro, em declarações à Agência Lusa.

O sector da construção civil e obras públicas «já teve 670 mil trabalhadores, hoje tem cerca de 520 mil e poderá agora perder mais 100 mil postos de trabalho».

Mas, pior do que o aumento do desemprego é que «milhares de trabalhadores não terão direito ao fundo de desemprego, enquanto outros receberão um valor muito baixo, pois muitas empresas descontaram na totalidade dos salários de cada mês, mas só enviaram para a Segurança Social cerca de 50%, ascendendo as dívidas aos trabalhadores a mais de 420 mil euros».

A solução proposta pelo sindicato passa pela aposta «urgente» na requalificação urbana. «O Governo deve intervir junto da União Europeia para que haja fundos comunitários para apoiar a reabilitação urbana», sustenta, adiantando que irá reclamar isto mesmo numa reunião, ainda este mês, com o secretário de Estado das Obras Públicas.

Nenhum comentário: