sexta-feira, outubro 30, 2009

Crédito habitação: prestações vão cair mais 34 euros

Poupança chega mesmo a tempo do Natal.

Euribor a 6 meses cada vez mais próxima de 1%

A continuada queda das taxas Euribor, que registam sucessivos mínimos, continua a beneficiar as famílias portuguesas com crédito habitação. Aquelas cuja prestação for revista em Novembro vão registar uma nova descida.

Para a revisão de Novembro, será tida em conta a média mensal de Outubro, que no caso da taxa a seis meses, a mais usada como indexante dos contratos de crédito à habitação, ficou em 1,1%, cada vez mais próxima da taxa de referência do Banco Central Europeu (BCE), que está em 1%.

Euribor a 6 meses mantém-se nos 1,004%

No entanto, as famílias só vão sentir a descida da prestação em Dezembro. Mesmo a tempo de poupar mais algum dinheiro para o Natal.

Segundo as contas feitas pela Agência Financeira, uma família com um empréstimo de 100 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses - a mais usada no empréstimo à habitação - e com um spread de 0,7%, passará a pagar em Dezembro uma prestação mensal de 359,70 euros. Menos 33,86 euros do que está a pagar desde Maio, quando a prestação mudou pela última vez, revista em Abril com base na média mensal de Março.

Portugueses voltam a querer comprar casa
Renegociar empréstimos à habitação vai ser mais fácil

De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de juro implícita no crédito à habitação voltou a cair prosseguiu a trajectória descendente em Setembro passado para novos mínimos históricos, fixando-se nos 2,361%.

O valor médio da prestação vencida em Setembro foi de 263 euros, menos cinco euros do que em Agosto. A descida acumulada desde o início do ano já vai nos 106 euros.

segunda-feira, outubro 12, 2009

Grupo Pestana inaugura Pousada do Freixo

O Grupo Pestana Pousadas acaba de inaugurar a Pousada Palácio do Freixo, num investimento de 15 milhões de euros, assinado pelo arquitecto David Sinclair e decorado pelo arquitecto Jaime Morais. O Palácio do Freixo constitui a maior unidade da rede no nosso país e na cerimónia de abertura, que decorreu na passada sexta-feira, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio. Esta nova unidade, com um investimento de 15 milhões de Euros, é a primeira unidade das Pousadas de Portugal a instalar-se no tecido urbano do Porto, dotando a cidade invicta de uma infra-estrutura turística de elevada qualidade.
“Este é um projecto especial para Grupo Pestana pelo facto de ser a maior Pousada de sempre, dando continuidade ao plano de expansão das Pousadas de Portugal. Por outro lado, é um marco histórico no novo conceito das Pousadas de Portugal, pela sua dimensão e por todo o conforto e utilidades que oferece. Estamos certos de que a Pousada do Porto em muito contribuirá para o aumento do turismo na cidade do Porto”, realça Castelão Costa, Presidente do Grupo Pestana Pousadas. Enquadrada na nova geração de Pousadas definida pelo Grupo Pestana Pousadas, a Pousada do Porto apresenta 87 quartos, restaurante com gastronomia requintada e variada, espaço exterior e cinco salas para reuniões e eventos, bar e coffee-shop, piscina exterior com um vista ímpar sobre o Rio Douro e um SPA com piscina interior, sauna e banho turco. Dos 87 quartos, com áreas que vão desde os 26 m2 até aos 70 m2, 10 são suites com uma espantosa varanda virada para o Rio Douro em três delas, quatro são comunicantes e um encontra-se capacitado para deficientes motores. Todos os quartos estão equipados com ar condicionado, televisão, tv cabo, mini bar, secador de cabelo, cofre, Internet wireless e 220 volts. A Pousada do Porto preserva toda a fachada dos seus edifícios, qualificados como Património Nacional, em 1910. Mantendo a estrutura de um exemplar de arquitectura industrial do passado, o contraste com a modernidade dos quartos e a vista privilegiada do Douro são alguns dos elementos convidativos para que aqui possam ser construídas e vividas novas histórias. O Palácio do Freixo e a antiga Fábrica de Moagens Harmonia são agora palco de requinte e conforto. No Palácio estão localizadas as áreas comuns e restaurante da Pousada e, a antiga Fábrica, é destinada à zona de quartos e suites, spa, piscina interior e espaços com vista para o Douro projectados para reuniões e eventos.

sábado, outubro 03, 2009

Revista de Outubro