terça-feira, abril 14, 2009

Metade dos novos fogos tem classe energética máxima

Dados da Obras & Negócios dizem respeito ao 4º trimestre. T2 e T3 são tipologias dominantes.

Cerca de 50 por cento dos fogos em promoção na Área Metropolitana de Lisboa num total de 1.797 unidades, contabilizados pelo número de declarações provisórias de certificação energética (DCR) emitidas pela ADENE, classificam-se na categoria máxima da eficiência energética (A+), de acordo com os dados da Obras&Negócios referentes ao 4º trimestre do ano passado.

A outra metade dos fogos distribuem-se entre as categorias A (10%), B (14%) e B- (11%). Do total de DCRs emitidos, 96% dizem respeito à promoção de fogos novos, enquanto que, em termos de tipologias, os T2 e os T3 são dominantes, com 36% e 30%, respectivamente.

O concelho de Lisboa foi o mais representativo nas novas promoções habitacionais no 4º trimestre do ano, concentrando 23% dos DCRs emitidos, contra os 17% do concelho do Seixal, que assume a posição imediatamente a seguir. Em Lisboa, a eficiência energética é também uma nota de destaque, com 40% dos fogos classificados de A e 13% de A+. Dos DCRs atribuídos para este concelho, 83% dizem respeito a promoções novas e os restantes 17% a remodelações, reconstruções e ampliações. No concelho do Seixal, a classificação energética é ainda mais eficiente, com 93% dos fogos integrados na classe A e 5% na classe A+.
No que respeita à promoção de imobiliário não residencial, foram emitidos, durante o 4º trimestre, DCRs para um total de 165,4 mil m² na Área Metropolitana de Lisboa. O segmento de equipamentos sociais e outros lidera a promoção, com 114,3 mil m² do total contabilizado pelos DCRs, seguido, de muito longe, pelos escritórios (19,3 mil m²) e pelo retalho (16,6 mil m²).
O imobiliário industrial/logística contribuiu com 7,7 mil m² e o turístico com 7,5 mil m². No segmento mais representativo, o concelho de Lisboa domina, com 72% da área contemplada. No caso dos escritórios, Lisboa é novamente líder (93%), enquanto que no retalho, a posição de topo cabe a Oeiras (68%). Na promoção de todos os segmentos não habitacionais, dominam, em termos de eficiência energética, as classes B e B-.

Nenhum comentário: