quarta-feira, julho 23, 2008

Londres continua a ser o maior centro comercial do mundo à frente de Nova Iorque

Lisboa é o 46º maior centro comercial do mundo, numa lista liderada por Londres e Nova Iorque. A capital portuguesa lidera na estabilidade económica mas perde na criação de conhecimento e no fluxo financeiro e de informação.

O "ranking" realizado pela MasterCard confirmou Londres como maior centro comercial do mundo, pelo segundo ano consecutivo. O "top five" desta lista é ainda constituído por Nova Iorque (2º), Tóquio (3º), Singapura (4º) e Chicago (5º).

Bem mais baixo, na 46º posição, aparece Lisboa, com 46,5 pontos (em 2006 não surgia no "ranking"). Este índice é calculado como base em sete componentes, sendo eles: quadro político e legal, estabilidade económica, facilidade de fazer negócios, fluxo financeiro, centro de negócios, criação de conhecimento e fluxo de informação e qualidade de vida.

A capital portuguesa lidera na estabilidade económica (91,7 pontos) mas perde nas componentes de fluxo financeiro (15,4 pontos), centro de negócios (17,8 pontos), criação de conhecimento e fluxo de informação (16,6 pontos).

Na qualidade de vida, Lisboa atinge os 86,1 pontos e na primeira componente (quadro politico e legal) atinge os 76,5 pontos.

No "top ten" deste "ranking" surgem quatro cidades europeias (Londres, Paris, Frankfurt e Amesterdão) mas foi a cidade de Xangai que registou a maior melhoria face a 2007. A cidade de Santiago registou a maior queda do ano, ao cair para da posição 39 para a 53.

Vancouver lidera o "ranking" das cidades com melhor qualidade de vida, mas ainda assim caiu nove lugares no geral para a 37ª posição.

Nenhum comentário: