segunda-feira, janeiro 05, 2009

Casas: certificado de eficiência energética já é obrigatório



Documento pode chegar a custar 200 euros. Benefícios fiscais e poupança na factura da energia são algumas das vantagens

No início deste ano muitas regras novas entraram em vigor. Uma delas foi o certificado de eficiência energética, que passou a ser obrigatório para vender ou arrendar casa.

O documento, que será necessário sempre que for efectuada qualquer transacção com o imóvel, tem de ser passado por um técnico reconhecido pela Agência para a Energia. Nalguns casos, pode chegar a custar 200 euros.

O certificado contém várias informações sobre o edifício. Além da classificação energética da habitação, deste documento constarão ainda sugestões para a tornar mais eficiente em termos energéticos. Se estes conselhos forem seguidos, a factura de energia de quem lá vive vai, com certeza, baixar.

Mas as vantagens de se ter uma casa energeticamente eficiente não se ficam por aqui. As que ficarem melhor classificadas (com A ou A+) terão ainda direito a benefícios fiscais em sede de IRS: uma dedução majorada em 10%. E sempre que o proprietário do edifício inclua energias renováveis, 30% desse valor é dedutível à colecta no IRS

A Agência para a Energia disponibiliza na Internet a lista dos nomes e contactos dos técnicos certificados para que quem estiver interessado em obter um destes certificados, o possa fazer. Da lista constam já 800 nomes mas até ao final de 2010 serão dois mil.

Nenhum comentário: