quinta-feira, dezembro 06, 2007

Arrendamento jovem: quem pode candidatar-se?

12 milhões disponibilizados para subsídios. Arrancou esta semana a 1ª fase de candidaturas e dura apenas até dia 20

Está aberta, e a decorrer até dia 20, a primeira fase de candidaturas para o novo programa de apoio ao arrendamento jovem, o Porta 65. Nem todos podem candidatar-se, por isso, a «Agência Financeira» explica-lhe quem pode ou não concorrer.

No concurso serão admitidos apenas jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos. No caso de casais de jovens, um dos elementos pode ter até 32 anos.

Cumprida esta condição, é preciso que os jovens em causa sejam titulares de um contrato de arrendamento celebrado no âmbito do Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU).

Além disso, os jovens também não podem usufruir, cumulativamente, de quaisquer subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação.

Nenhum dos jovens membros do agregado familiar pode ser proprietário ou arrendatário para fins habitacionais de outro prédio ou fracção habitacional.

Por fim, nenhum dos jovens membros do agregado pode ser parente ou afim do senhorio.

O Programa Porta 65 Jovem tem como objectivo regular os incentivos aos jovens arrendatários, estimulando estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos, em família ou em coabitação jovem, a reabilitação do edificado e de áreas urbanas degradadas e a dinamização do mercado de arrendamento.

Para as candidaturas a aprovar neste período, foram disponibilizados 12 milhões de euros.

Só no primeiro dia, o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) recebeu cerca de 300 candidaturas. Para este programa, o IHRU espera apoiar em 2008 entre 18 a 19 mil jovens.

As candidaturas podem ser feitas no Portal da Habitação.

Fonte: Agência Financeira

Nenhum comentário: