segunda-feira, dezembro 03, 2007

Quase metade das famílias portuguesas tem computadores

Acesso a estas tecnologias tem vindo a acrescer rapidamente

Cerca de 48,3% dos agregados familiares portugueses tinham computador no final do primeiro trimestre e 39,6% dispunham de ligação à Internet em casa. Destes, 76,8% (30,4% do total de agregados) esta ligação efectuava-se através de banda larga.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o número de agregados que dispõem destas tecnologias tem vindo a aumentar, observando-se, comparativamente a 2003, um crescimento médio anual de 42,1% no que se refere à ligação por banda larga e de 17,8% na ligação à Internet a partir de casa. Relativamente à posse de computador, o crescimento médio anual é de 7,4%.

Analisando as taxas de penetração das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) ao nível regional, verifica-se que Lisboa se destaca com cerca de 55,8% dos agregados detentores de computador, 46,4% tendo ligação à Internet e 41,8% efectuando a ligação à rede através de banda larga.

Nesta análise assumem ainda relevo as Regiões Autónomas dos Açores (50%) e da Madeira (48,9%) relativamente à posse de computador, as regiões do Algarve (42%), do Centro (41,8%) e a Região Autónoma da Madeira (40,9%) na ligação à Internet e, na ligação por banda larga, o Algarve (34,1%) e as Regiões Autónomas da Madeira (33,5%) e dos Açores (32,5%) apresentavam valores superiores à média nacional.

Para aceder, à Internet a maioria (84,8%) dos agregados domésticos com ligação à rede adopta o computador, sendo apenas de 36,8% o peso dos agregados que recorrem ao telemóvel.

Das ligações por banda larga, a tecnologia DSL e o cabo são os tipos de acesso mais referidos pelos agregados com Internet, respectivamente, por 38,4% e 30,9%. Em terceiro e quarto lugares surgem tecnologias que disponibilizam um acesso por banda estreita: o telemóvel com ligação à Internet por banda estreita (26,2%) e o modem analógico ou RDIS (23,6%).


Fonte: Agência Financeira

Nenhum comentário: