sexta-feira, novembro 02, 2007

Russa Gazprom analisa aquisições em Angola e no Golfo da Guiné

A Gazprom está disponível para aquisições no sector energético no Golfo da Guiné e em Angola, regiões consideradas estratégicas no reforço da presença a nível internacional, afirmou hoje um responsável do grupo russo.

Christophe Gerard, que falava na conferência do sector petrolífero Africa Upstream 2007, que decorre na Cidade do Cabo, África do Sul, adiantou que estão já em curso conversações com "actores regionais e autoridades", tendo em vista reforçar a presença na região.

"Definitivamente, África está no caminho de expansão internacional da Gazprom. Estamos prontos para comprar activos, temos dinheiro para fazê-lo", afirmou o responsável da Gazprom.

O grupo energético russo, que detém o monopólio do negócio da exportação de gás, está mesmo disponível para "trocar activos-chave na Rússia" como forma de expandir-se internacionalmente.

"Os laços históricos e o actual enquadramento geopolítico tornam a Gazprom um parceiro natural para petrolíferas nacionais e operadores independentes", no continente africano, afirmou Gerard.

A Gazprom actua já na Argélia e Líbia, e está expandir-se para Vietname, Egipto e Venezuela.

Em Angola, tem actualmente um acordo de parceria com a petrolífera estatal Sonangol.


De acordo com as autoridades russas, a capitalização bolsista da Gazprom ronda actualmente os 300 mil milhões de dólares.

Fonte: Publico.pt

Nenhum comentário: