segunda-feira, outubro 29, 2007

Angola prevê crescimento do PIB de 16,2 por cento em 2008

O Governo angolano prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o próximo ano de 16,2 por cento, beneficiando de um aumento de 13,3 por cento da produção de petróleo e de 19,5 por cento da actividade não petrolífera.

Segundo a Reuters, a produção anual do petróleo, que representa mais de 75 por cento do PIB angolano, deverá atingir 710,6 milhões de barris no próximo ano.

A inflação no país deverá estabilizar nos dez por cento, adiantou hoje o Governo de Luanda, razão pela qual o país, o segundo país africano subsaariano produtor de petróleo, depois da Nigéria, está a atrair companhias internacionais, que procuram grandes lucros do investimento realizado no sector petrolífero.

Mas o país, em reconstrução depois de décadas de guerra civil que terminou em 2002, está também a registar um rápido crescimento noutros sectotres.

O Governo angolano aprovou um orçamento de 2,5 biliões de kwanza (33,34 mil milhões de dólares - 23,17 mil milhões de euros) para o próximo ano, um valor que representa um crescimento de 30 por cento em relação a este ano e que inclui as despesas estimadas para as eleições presidenciais do país no próximo ano.

Fonte: Publico.pt

Um comentário:

SEO TRAFFIC disse...

nice post...

thanks for sharing..