segunda-feira, outubro 15, 2007

A carga fiscal dos portugueses vai agravar-se ainda mais em 2008 se a proposta governamental de cobrar IVA sobre a taxa de audiovisual for aprovada.

São mais cinco milhões de euros, com base nos valores angariados com aquela taxa em 2006, que os portugueses darão para os cofres do Estado, refere o «Correio da Manhã».

A cobrança de Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA) sobre a contribuição para o audiovisual está incluída no artigo 53 da Proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2008.

A proposta vai no sentido de que esta contribuição paga pelos consumidores na factura da electricidade e destinada a financiar o serviço público de radiodifusão e de televisão passe a ser acrescida de IVA à taxa de 5 por cento.

Em 2006, os consumidores portugueses deram 100 milhões de euros à RTP e à RDP através desta contribuição, que tinha então um valor de 1,60 euros mensais.

Com base neste valor, além dos 100 milhões para o serviço público de televisão e radiodifusão, os consumidores portugueses pagarão mais cinco milhões de euros para os cofres do Estado.

Fonte: Agência Financeira

Nenhum comentário: