quinta-feira, outubro 11, 2007

I - Nicolau Nasoni

" Josefh. Josefh filho de Nicolao Nasoni Italiano pintor da Capella mor desta catedral desta cidade, natural da Terra de São João de Valdarno, Bispado de Fiezola do estado do Grão Duque de Florença e de sua molher Izabel Castriotto de Santa Maria (riscado e à margem: - São João) Mayor da Cidade e Reyno de Napoles in Italia naceo os outo de junho de Sete Centos e Trinta e foi por mim Baptisado aos onze do dito, e naceo a São Domingos: pegado, digo na Rua cham desta freiguesia forão padrinhos Dom Manuel de Noronha e Menezes, Arcediago do Porto desta Sée por procurção de seu irmào Dom Luis de Noronha e Menezes, Abbe. de Cumieira, eo Rdº Deão desta Sée Hyronimo de Tavora de Noronha por procuração de sua May Donna Michaella Antonia e Freire e por verdade fis este assento (aa) O Pde. Luis Prª. de Carvalho Manoel dos Reys Bernardes. Manuel Pinhº. de Faria"
(A.D.P., Batºs da Sé, 1728/32, fls. 215 v.).


Este curioso termo de baptismo de um filho de Nasoni revela alguma notícias, que julgo inéditas, para a biografia do Arquitecto da Torre dos Clérigos.
Diz-nos este documento que Nicolau Nasoni já estava no Porto em 1730 (1), e com sua primeira mulher, Isabel Castriotto, vivia na Rua Chã, ocupando-se nesse ano em pintar (sic) a capela-mor da Sé - obra que ainda não vi ser-lhe atríbuida (2).
Os padrinhos de pequeno José Nasoni foram grandes senhores do Porto desse tempo- D. Micaela Antónia Freire, representada por seu filho o Deão Jerónimo de Távora de Noronha, e D. Luís de Noronha e Meneses, Abade da Cumiera, por quem tocou com procuração seu irmão D. Manuel de Noronha e Meneses, Arcediago do Porto. Talvez isso signifique que só nessa época o arquitecto italiano estudava o risco dos belíssimos palácios do Freixo e da Prelada.
Nicolau Nasoni casou-se segunda vez com Antónia Mascarenhas de Malafaia, e deles nasceu uma filha, Ana Nasoni, a 26 de Maio de de 1737, sendo então seus pais moradores na Rua de Vandoma. Esta Ana Nasoni veio a casar, também na Sé Catedral, a 31 de Janeiro de 1756 com António Félix Campos de Mesquita, filho de Marcos José de Campos e de Clara Josefa Luísa de Mesquita. Do respectivo termo contam os nomes dos avós paternos e maternos da contraente: - José Nasoni e Margarida Rodrigues (sic) e António Mascarenhas Malafaia, de Refojos de Riba de Ave e Isabel da Silva, de Santo Tirso.
Mais alguns dados, poucos, para a biografia de Nicolau Nasoni

1-Mais de um ano antes da data da aprovação do seu projecto da Torre dos Clérigos - 13 de Dezembro de 1731 ( Dr. Carlos de Passos, Guia Hitórica e Artística do Porto, p. 44; Dr. António Cruz, Uma Obra de Nasoni Desconhecida).
2- Dr. Carlos de Passos, O Porto na Arte Nacional, in Nova Monografia do Porto, p.300)

Fonte: «Notícias do Velho Porto» de Eugénio de Andrea da Cunha e Freitas

Nenhum comentário: