quinta-feira, outubro 04, 2007

Investimento imobiliário

Portugal devolve os melhores retornos no imobiliário desde 2001

Segundo o Índice Investment Property Databank (IPD) Global e conforme publicado no site Construir.pt, os retornos do investimento imobiliário em Portugal tiveram uma evolução distinta dos outros países a nível mundial. Sendo que no nosso país o valor mais alto dos últimos cinco anos foi atingido em 2006, situando-se nos 12%. A nível mundial registou-se uma performance média de 12,9%, um valor abaixo dos 15,1% registados em 2005.

De acordo com a mesma fonte, a média global europeia do IPD ficou-se pelos 13,3%, sendo que as taxas cambiais tenham também contribuído para o actual cenário. Desde logo, a "forte depreciação do dólar americano implicou retornos nesta divisa fossem significativamente mais altos em 2006: atingiram os 22%, comparando com os 5,7% obtidos no ano anterior".

O segmento de escritórios foi o que devolveu retornos globais mais elevados, no entanto, "tendo em conta as divisas dos principais investidores", o retalho foi a classe de activos com melhor performance, superando os escritórios por uma pequena margem.

Fonte: BPIimobiliário

Nenhum comentário: